#UtilidadePública Penfigóide Gestacional: eu tive!

Boa noite amadas!!!
Como vocês estão? Espero que estejam aproveitando as dicas M A R A V I L H O S A S que a Ka tem dado essa semana, a make ficou b-a-f-ô-n-i-c-a né?!

Se não viu ainda, clica aqui e confere lá!

Mas meu assunto hoje é um pouco diferente... Quero falar de novo com as gravidinhas! <3
No outro dia sobre #UtilidadePública falei sobre a tão temida #ZYCA, hoje eu vou falar sobre outra doença da gestação...
Essa bem mais rara, bem mais dramática para a mamãe...

Resultado de imagem para grávida

Penfigóide Gestacional...
Vou começar do começo... Penfigóide Gestacional é uma doença que só aparece (pela primeira vez) durante a gestação; e é MUITO difícil ouvir falar dela, inclusive muitos médicos não a conhecem pessoalmente por que é MUITO, MUITO rara.
Ainda tem poucos estudos, mas é uma espécie de "rejeição do corpo à placenta".
Dramático, não? É como se fosse uma alergia que seu corpo tem da gravidez, e ai ele começa a "demonstrar" isso na pele...

Como saber se é PG...
As imagens são meio feias, eu sei, mas só vendo para você ter certeza, ok?! Na verdade escolhi algumas menos 'polêmicas' para por aqui... A verdade é que cada manchinha dessas ai em baixo é uma bolha... E coça! E arde também...
Resultado de imagem para penfigoide gestacional

E os sintomas...
Geralmente começa no segundo, ou terceiro trimestre... Surge, sim, do dia pra noite, em um dia eu estava bem, no outro eu ja tinha três bolhas nos braços.
Coça bastante, e se estourar a bolha vai arder... As bolhas geralmente surgem mais no tronco, barriga, mas pode aparecer nos braços e pernas (foi o meu caso...).

E o bebê...?
Quando eu comecei a ter os sintomas, e vieram me apavorar dizendo que era HERPES (sim, a gente ouve muita asneira, até mesmo de médicos. fazer exame é ESSENCIAL!) a única coisa que eu pensava era no bebê. Como existem poucos estudos conclusivos sobre a doença, devido ao fato de se ter poucos casos para que haja estudos suficientes, fiquei com mil dúvidas.
Vou repassar o que pesquisei, e um médico abençoado (aposentado, inclusive): o bebê está bem! e vai ficar bem!
NÃO passa pra ele! NÃO tem nada a ver com o virus da herpes!!! Só se parece por causa das bolhaas, ok?
O que pode acontecer é o bebê nascer um pouco antes do tempo... Mas uma boa UTI NEO NATAL vai ter ajudar nisso (Escolha bem o hospital!).

Tem tratamento? Tem cura? Vou ficar com essas manchas pra sempre?
Era a segunda, terceira e quarta maior dúvida minha... Sim, tem tratamento. Não, não tem cura. E depende, pode ficar pra sempre...
O tratamento: Corticoide! Nada mais resolve. Anti histaminicos teoricamente ajudam nos sintomas, no meu caso era como água. Por isso precisei de corticoide injetável, e depois comprimidinhos. Mas meninas, não é 100% aconselhado tomar esse tipo de medicamento estando gravidinha, por isso: só com indicação e acompanhamento do seu obstetra!
Cura: bom, dá para tratar razoavelmente os sintomas durante a gestação, e teoricamente assim que der a luz acabam como se tirasse com a mão, PORÉM a probabilidade de você ter na segunda gestação novamente é muito alta, e cogita-se que acontecerá mais intensamente... mas como eu disse, não tem estudos suficientes (nem eu, nem os 3 obstetras que me acompanharam encontramos nada conclusivo, pelo menos...) que comprove que isso vá de fato acontecer..
As manchas... tudo indicava que assim que eu desse a luz elas sumiriam, não sumiram! aí diziam que era só parar  de amamentar... ainda não parei, então não posso dar certeza. Mas isso é o de menos, no final das contas... A gente acaba se acostumando com elas.

Eu tive... e sobrevivi perfeitamente!
Meninas, eu resolvi falar sobre isso por que sofri muito noites e noites, e tardes, e manhãs, e muitas madrugadas procurando informações sobre essa danada. Eu estava com6 meses quando começaram os sintomas, tive prognosticos assustadores até sair o resultado da biópsia, tomei remedios que não precisava (para herpes por exemplo) e passei muito medo!
Muitas vezes eu queria pelo menos uma mãe que tivesse passado pelo mesmo para me consolar... E encontrei muito pouco, por isso se você está com suspeita, ou está diagnosticada com penfigoide, saiba que é ruim sim, mas a gente sobrevive.. e o bebê também. Meu neném nasceu de 8 meses, um pouco antes, mas não precisou de nenhum tipo de incubadora, vantagem do corticoide que tomei para a doença que amadureceu o pulmãozinho dele!

 PHOTOSHOP SIM! Eu tinha vergonha das manchas, então não usava sem... Mas dá pra ter uma ideia de como ficou bonito :x
Meu príncipe, pequenino, mas com toda saúde do mundo!


Espero que tenha ajudado, tanto quem ja é leitora BER, quanto as pesquisadoras da internet! Filho é benção, e a gente supera todas as adversidades da gestação! 
Ótima semana para todas! <3

0 comentários:

Postar um comentário

 
Etiqueta Rosa © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Buy Dofollow Links! =) , Lastminutes and Ambien Side Effects