Tensão Pré- Menstrual, Cólica e Alimentação

Boa Noite queridas parceiras, colunistas e leitoras, estou atrasada com meu post mas não iria deixar passar, é que final de semana foi LOUCURA ( filho, casa, trabalho, estudos, pacientes, clientes) sabecomé né!! Hoje irei atender ao pedido da minha paciente, amiga, parceira de blog, e mãe do meu gatíssimo sobrinho, Carol Freitas que agora está em Curitiba em dores terríveis. Mas meninas quero deixar muito bem claro para todas vocês, e para você também cuhh, que tanto em dores de pré-menstruação e nas cólicas insuportáveis é necessário procurar um médico para eliminar a possibilidade de causas fisiológicas sérias, como tumores, disfunção hormonal e endometriose. O que trago hoje irão somente contribuir para o alívio dos sintomas. 

Muitas mulheres todos os meses sofrem com a famosa TPM (Tensão Pré Menstrual), que nada mais é que um conjunto de fatores causados pelas mudanças hormonais principalmente a Serotonina que é o hormônio do humor e bem estar.

Os sintomas mais comuns são dores de cabeça, irritabilidade, nervosismo, desânimo, depressão, dores e sensibilidade nas mamas, aumento de peso e/ou inchaço, vontade de comer doces e carboidratos, esquecimentos e confusões, fadiga, palpitações, funções intestinais alteradas.

Para ajudar a aliviar os sintomas nada melhor que se beneficiar com os alimentos corretos com maior densidade nutritiva e menos calórico que o famoso chocolate.

Vamos começar pelo aminoácido Triptofano, sua função é auxiliar na formação do hormônio Serotonina. Ajudando na sensação de bem estar e evitando sintomas depressivos. O ideal é consumir alimentos ricos em triptofano logo pela manhã, para que seu efeito seja percebido ao longo do dia.
Podemos encontrá-lo em: abacate, aveia, banana, cacau, leguminosas, ovo e queijo 

Um ótimo aliado para combater a sensação de necessidade de doce é esquentar no  
microondas 1 banana polvilhada com canela por 1 minuto a 2 no café da manhã e consumi-la ainda morninha. 







Junto com o triptofano ômega 3 faz um papel coadjuvante ajudando nas oscilações de humor , irritabilidade e dores nas mamas. 
Sua maior fonte são azeites, nozes, peixes (sardinha e salmão), sementes de chia e linhaça.


As vitaminas E, B6, B12 e ácido fólico ajudam muito no combate a dores de cabeça, enjoo, dores nas mamas e a irritabilidade. São encontradas em abacate, batata, banana, cereais integrais, nozes, castanhas, amendoim, óleos vegetais como soja, milho, girassol, gérmen de trigo, salmão, atum.

Cálcio ajuda nos alívios das cólicas e ansiedade, a vitamina D e o magnésio são seu complemento. Encontramos em alimentos derivados de leiteverduras e legumes verdes e cereais integrais.
É muito importante repor o ferro e outros minerais perdidos nesse período, por isso o ideal é o aumento da ingestão de carnes, alimentos de cor verde escura e frutas cítricas, como abacaxi, acerola, laranja, limão, kiwi, que são fontes de vitamina C e ácido fólico e contribuem para a absorção do ferro.
Seguindo uma alimentação correta, diminuindo a ingestão de sódio e alimentos industrializados, aumentando o consumo de água, dando preferência para alimentos integrais e pouco açúcares nesse período os sintomas serão menores e evitaremos os quilinhos extras que teimam em aparecer nesse período.

Deixe de comer, comece a se Nutrir! Mais que mudança de hábitos, mudança de vida! 

Desejo a todas uma ótima semana e até semana que vem :) Beijos 


Bibliografia Utilizada:
Suplementos Dietéticos para Profissionais da Saúde – Shawn M. Talbott / Kerry Hughes
Editora: Guanabara Koogan Ano : 2008

0 comentários:

Postar um comentário

 
Etiqueta Rosa © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Buy Dofollow Links! =) , Lastminutes and Ambien Side Effects