Acne x Alimentação

Oi gatinhas, estou sumidaaa ne??? Me perdoem, prometo não sumir mais! hahaha
Atendendo aos pedidos da Kamillittta nossa master do bloog, hoje vou falar sobre ACNE, ehh aquelas coisas nojentas que aparecem de uma hora pra outra principalmente depois que jacamos ne? Seráaa mesmo???
Então chega de conversa fiada e bora para o que interessa! 
A impressão que temos é que as espinhas surgem de repente, de um dia para o outro. Antes de dormir, o rosto estava sem nenhum sinal delas, mas no dia seguinte amanhece com a infecção instalada na face, nas costas, no peito, nos ombros. Mas, ao contrário do que parece, o surgimento vem bem antes de nos deparamos com a indesejável surpresa.
Para a espinha tomar a forma como conhecemos, ela primeiro surge como cravo, a lesão primária da acne (doença de pele que engloba cravos, bolhas, comedões e todos os graus de espinhas). Segundo Flávia Stenberg, médica colaboradora do departamento de Dermatologia da Unifesp, as inflamações na pele que resultam no cravo acontecem porque os poros entopem com queratina (proteína que fortalece unhas e cabelos e que é fabricada naturalmente pelo corpo ) e restos epiteliais.
Se os poros estão obstruídos, fica impossibilitada a saída da gordura que as glândulas sebáceas produzem para proteger e prevenir que a pele fique seca. Por não conseguir sair, a gordura se acumula no poro formando os cravos.
O Dr. Egon Daxbacher, coordenador da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que essa gordura natural muitas vezes é produzida em demasia e o corpo não consegue expeli-la totalmente. Essa alta produção sebácea é definida por questão genética ou por desregulação hormonal. Como nossas glândulas da pele têm receptores hormonais, ela fica mais sensível a qualquer flutuação.

Por isso é tão comum o surgimento da acne na adolescência, período em que há mais oscilações hormonais. Pelo mesmo motivo, muitas mulheres se queixam de acne durante a TPM (Tensão Pré-Menstrual) e a menstruação. Mas espinhas e cravos aparecem ao longo de toda a vida. Pessoas com pré-disposição genética a terem maior produção sebácea também vão notar o surgimento das infecções em algumas épocas.
Outro fator que contribui diretamente para os problemas na pele e que muitas vezes não é levado a sério são os cosméticos e maquiagem. Para esconder as imperfeições ou evitar o envelhecimento, as mulheres utilizam cremes, bases e todos os produtos que o mercado oferece. Porém muitas vezes acabam usando componentes ricos em óleos ou se esquecem de retirar corretamente, o que acaba entupindo os poros e causando acne.
Os condicionadores também podem contribuir para o surgimento de acne, principalmente na região das costas. “Geralmente as mulheres passam o creme, deixam agir por vários minutos e quando estão finalizando o banho retiram-no da cabeça. Muitas vezes o produto escorre para as costas, para o peito ou para testa e não são retirados corretamente. Isso faz com que contribuam para o surgimento da acne. A dica é deixar para lavar o rosto por último, de preferência com sabonete especial, além de enxaguar corretamente as costas e o peito para tirar resíduos de condicionador. 

A relação do consumo do chocolate com o aparecimento das espinhas foi tida como mito por muito tempo. Mas a crença, que apontava a guloseima como um dos principais vilões para a pele, tem fundamento científico. 
Até alguns anos atrás acreditávamos que não havia influência, mas hoje as pesquisas mostram o contrário. Os alimentos altamente calóricos e com alto teor de gordura, principalmente os ricos em glicose (como chocolate), favorecem as infecções. Quando o organismo se depara com picos de açúcar, ele rapidamente coloca a insulina (hormônio que controla a taxa de glicose) em ação para controlar as alterações, e quando há desregulação hormonal, aparece a acne.
Mas não é o alimento, isoladamente, que dá espinha. Para ela aparecer é necessário haver uma relação negativa entre o organismo e a comida. Se existe tendência acneica, provavelmente a pele será afetada por esse fator externo. 

AGORA VAMOS PARA A DICA DA NUTRI :)

MELHORA: Antioxidantes 
Agem reduzindo a inflamação. São exemplos: chá verde, alimentos ricos em vitamina C, ricos em licopeno, em vitamina B3 (niacinamida) e em zinco, como brócolis e espinafre. As vitaminas A e C podem ser inseridas como suplementos via oral ou em creme.




AGRAVA: Carboidratos
Os principais inimigos são o açúcar ou os carboidratos vazios, como os alimentos feitos com farinha branca, arroz branco, batata e os derivados da cana de açúcar, não só o açúcar, que liberam insulina no sangue. Este processo libera uma cascata de eventos inflamatórios e hormonais, que causam acne. O mais indicado é ingerir pão com multigrãos, vegetais e feijões. No caso das frutas, existem algumas com alto índice glicêmico, com o é o caso da banana, melancia e kiwi. Prefira cereja, maçã ou ameixa.
                                                                                 
MELHORA: Óleo de peixe 
A ação anti-inflamatória parece ter impacto positivo na severidade das espinhas. O óleo de peixe está presente na sardinha, salmão, e o ideal é que seja ingerido de 1 a 3g por dia.
AGRAVA: Leite e derivados 
Segundo Dr. Volpe, estudos comprovam que há uma associação de piora com a ingestão de leite. A ação acontece por mecanismos hormonais que promovem aumento da proteína IGF-1, o hormônio do crescimento, que é um outro pró-inflamatório do organismo. Uma alternativa para não perder o cálcio e a vitamina D inserida no leite é o consumo de leite de amêndoas ou desnatado.
MELHORA: Probióticos
São as bactérias boas do intestino. Há uma relação, neste caso, entre o intestino, cérebro e pele. Os probióticos regulam e diminuem a inflamação da pele, melhorando também a resistência à insulina. A microflora intestinal atua positivamente na pele. Pode-se usar o suplemente do probiótico em cápsulas ou um copo de iogurte desnatado todos os dias. 
" Faça do seu alimentos seu remédio, e assim você nunca mais precisará de remédios!" 
Pare de comer, comece se alimentar! 
Beijos e até semana que vem :*

0 comentários:

Postar um comentário

 
Etiqueta Rosa © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Buy Dofollow Links! =) , Lastminutes and Ambien Side Effects